loader image

Instituto de Gestão e Cidadania – IGC é uma Organização Social, nos termos que define a Lei Nº 9.637/98, de 15 de Maio de 1998.

Fundado em 22 de Dezembro de 2015, o Instituto de Gestão e Cidadania é assim denominado por entender que a gestão de excelência aplicada aos serviços públicos é um dos meios mais eficazes de se promover e honrar a cidadania.

Atuando no segmento dos serviços não exclusivos no qual o Estado atua simultaneamente com outras organizações públicas não-estatais e privadas na oferta de serviços que envolvem direitos humanos fundamentais, como no caso específico a saúde, o IGC tem plena noção da sua responsabilidade tanto perante a gestão pública quanto à sociedade.

No firme propósito de ser coerente com a gestão de excelência a qual nos propomos no âmbito das parcerias que firmamos, além da conformidade com a legislação e todos os protocolos que regem a área da saúde somos altamente criteriosos com a seleção, contratação e capacitação dos nossos colaboradores em todos os níveis. Por sermos uma entidade de direito privado podemos adotar normas próprias para compras e contratações cujas condições encontram-se no nosso Regulamento Próprio para Contratação de Bens e Serviços, que além dos colaboradores abrange também nossos fornecedores. Essa possibilidade de atuar conforme regras próprias nos confere flexibilidade e agilidade nos encaminhamentos das soluções e de respostas às demandas.

Atuamos na gestão de Hospitais, Unidades de Pronto-atendimento, Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial e em outras áreas como educação, cultura, meio- ambiente.

Modelo de Gestão

Em 2019 o IGC decidiu adotar o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ por entender que o mesmo é muito aderente aos seus valores e cuja  arquitetura é capaz se dar suporte ao alcance de sua missão e visão. Além disso, em função de sua flexibilidade e simplicidade de linguagem, é útil, para avaliação, diagnóstico e orientação de qualquer tipo de empresa no setor público e privado, com ou sem finalidade de lucro, e de porte pequeno, médio ou grande.

O Modelo estimula o alinhamento, a integração, o compartilhamento e o direcionamento em toda a organização, para que atue com excelência na cadeia de valor e gere resultados a todas as partes interessadas.
Além disso, ao adotar o MEG, os vários elementos da organização e as partes interessadas interagem de forma harmônica nas estratégias e resultados, estabelecendo uma orientação integrada e interdependente de gerenciamento.

De forma simplificada temos a Figura 2. A Mandala do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) simboliza a organização, que é um sistema vivo integrante de um ecossistema complexo, com o qual interage e do qual depende, adaptável ao ambiente e sugere uma visão sistêmica da gestão organizacional, alicerçado em 13 Fundamentos de Excelência (conceitos reconhecidos internacionalmente) e 8 Critérios de Excelência ( Liderança, Estratégia e planos, Clientes, Sociedade, Informações e conhecimento, Pessoas, Processos, Resultados).

Modelo de Gestão (clique para ampliar)
Organograma (clique para ampliar)

Av. Eng. Santana Jr., 3000 - 7º andar - Cocó - Fortaleza/CE - CEP: 60192-200

Emails

Emails

contato@igcbrasil.org.br

Fale Conosco

Fale Conosco

Contato