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Instituto de Gestão e Cidadania – IGC é uma Organização Social, nos termos que define a Lei Nº 9.637/98, de 15 de Maio de 1998, fundado em 22 de Dezembro de 2015, que tem como principal objetivo fazer gestão de serviços públicos com excelência, qualidade e transparência.

Fundado em 22 de Dezembro de 2015, o Instituto de Gestão e Cidadania é assim denominado por entender que a gestão de excelência aplicada aos serviços públicos é um dos meios mais eficazes de se promover e honrar a cidadania. Atuando no segmento dos serviços não exclusivos no qual o Estado atua simultaneamente com outras organizações públicas não-estatais e privadas na oferta de serviços que envolvem direitos humanos fundamentais, como no caso específico a saúde, o IGC tem plena noção da sua responsabilidade tanto perante a gestão pública quanto à sociedade.

No firme propósito de ser coerente com a gestão de excelência a qual nos propomos no âmbito das parcerias que firmamos, além da conformidade com a legislação e todos os protocolos que regem a área da saúde somos altamente criteriosos com a seleção, contratação e capacitação dos nossos colaboradores em todos os níveis. Por sermos uma entidade de direito privado podemos adotar normas próprias para compras e contratações cujas condições encontram-se no nosso Regulamento Próprio para Contratação de Bens e Serviços, que além dos colaboradores abrange também nossos fornecedores. Essa possibilidade de atuar conforme regras próprias nos confere flexibilidade e agilidade nos encaminhamentos das soluções e de respostas às demandas.

Atuamos na gestão de Hospitais, Unidades de Pronto-atendimento, Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial e em outras áreas como educação, cultura, meio-ambiente.

Missão, Visão & Valores

Missão

Alcançar resultados sociais relevantes por meio de uma gestão inovadora e eficiente.

Visão

Ser reconhecido pela inovação e geração de valor para sociedade.

Valores

Inovação, Eficiência, Resultado e Integridade

Modelo de Gestão

Em 2019 o IGC decidiu adotar o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ por entender que o mesmo é muito aderente aos seus valores e cuja  arquitetura é capaz se dar suporte ao alcance de sua missão e visão. Além disso, em função de sua flexibilidade e simplicidade de linguagem, é útil, para avaliação, diagnóstico e orientação de qualquer tipo de empresa no setor público e privado, com ou sem finalidade de lucro, e de porte pequeno, médio ou grande.

O Modelo estimula o alinhamento, a integração, o compartilhamento e o direcionamento em toda a organização, para que atue com excelência na cadeia de valor e gere resultados a todas as partes interessadas. Além disso, ao adotar o MEG, os vários elementos da organização e as partes interessadas interagem de forma harmônica nas estratégias e resultados, estabelecendo uma orientação integrada e interdependente de gerenciamento.

De forma simplificada temos a Figura 2. A Mandala do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) simboliza a organização, que é um sistema vivo integrante de um ecossistema complexo, com o qual interage e do qual depende, adaptável ao ambiente e sugere uma visão sistêmica da gestão organizacional, alicerçado em 13 Fundamentos de Excelência (conceitos reconhecidos internacionalmente) e 8 Critérios de Excelência ( Liderança, Estratégia e planos, Clientes, Sociedade, Informações e conhecimento, Pessoas, Processos, Resultados).

Principais dúvidas

Entenda um pouco mais sobre o que fazemos.

O que é uma Organização Social (OS)?

É uma entidade sem fins lucrativos que, após qualificada em processo público, habilita-se a fazer um contrato de gestão com a União/Estado/Município para gerenciar unidades de saúde, como por exemplo, UPAs, hospitais e centros de especialidades.

É uma privatização da atividade de saúde?

Não. Privatizar é vender uma estrutura do Estado que passa a ser do particular. A unidade continua atendendo 100% SUS.

Equipamentos de saúde que somos habilitados para gerir

Unidades Hospitalares Unidades de Pronto Atendimento Unidades Básicas de Saúde Centro de Atenção Psicossocial Policlínicas

É uma terceirização da atividade de saúde do município?

Não. Terceirizar é contratar uma empresa para, em nome próprio, vender um produto ou serviço antes prestado pelo município. A unidade gerenciada pela OS continua pública em todos os sentidos. A estrutura física, os equipamentos, o mobiliário, os insumos, os medicamentos, tudo é de propriedade do município, até mesmo o que vier a ser comprado pela OS. O contrato de gestão permite, inclusive, a diminuição da terceirização, pois contratos com empresas, como por exemplo os de vigilância ou limpeza, podem ser substituídos por prestação dos serviços contratados pela própria OS.

Como fica a situação dos funcionários?

Não há perda de direitos nem de valores. Os concursados são cedidos e continuam com o pagamento sendo feito pela prefeitura, sem nenhuma mudança.

Atuação diversificada

Somos altamente criteriosos com a seleção, contratação e capacitação dos nossos colaboradores em todos os níveis. Por sermos uma entidade de direito privado podemos adotar normas próprias para compras e contratações cujas condições encontram-se no nosso Regulamento Próprio para Contratação de Bens e Serviços, que além dos colaboradores abrange também nossos fornecedores. Essa possibilidade de atuar conforme regras próprias nos confere flexibilidade e agilidade nos encaminhamentos das soluções e de respostas às demandas.

Existem outras experiências nesse modelo?

Esse modelo é adotado pelo Governo do Estado do Ceará, pela Prefeitura Municipal de Fortaleza e todos os grandes municípios cearenses: Sobral, Maracanaú, Caucaia, Quixadá, São Gonçalo do Amarante e etc. Hospital Regional do Norte (HRN) Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) Hospital Regional do Cariri (HRC) Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) Hospital Estadual Leonardo da Vinci (HELV)

Objetivos

Aumentar a qualidade dos serviços, atendendo melhor cidadão-usuário; Ter expressivo ganho de agilidade e qualidade nas aquisições de bens e serviços, uma vez que as OS´s obedecem ao seu regulamento próprio de compras e contratos; Ter flexibilidade, agilidade e efetividade nos encaminhamentos das soluções e de respostas às demandas da sociedade.

Informações adicionais

A Secretaria de Saúde continua responsável por todo o planejamento e regulação da saúde, ou seja, é a Secretaria quem diz como a unidade vai funcionar, em que horário vai estar aberta, que público vai atender, quais serão oferecidos, quais são os resultados exigidos, entre outros. Cabe à OS somente o gerenciamento para melhor garantir a execução das políticas públicas estabelecidas pelo município. Cabe ao município também o monitoramento permanente e a fiscalização rigorosa do contrato e dos resultados pactuados. A secretaria de saúde faz a gestão da saúde e a OS faz o gerenciamento dos equipamentos.

O que é um contrato de gestão?

Contrato de Gestão é o instrumento que estabelece a relação contratual entre o órgão público (contratante) e a OS (contratada), e nele estão previstos todos os serviços e resultados a serem alcançados pela contratada, com as metas quantitativas e qualitativas a serem alcançadas pela Contratada (OS): metas financeiras, assistenciais e qualidade dos serviços.

A Organização Social passa a ser responsável pelo abastecimento de medicamentos e insumos, pela manutenção dos equipamentos e infraestrutura, pelo fornecimento e treinamento da mão de obra para a execução das atividades. O Contrato de Gestão é acompanhado por uma Comissão Municipal de Avaliação, que fiscalizará a execução do mesmo. Os repasses financeiros para OS estão vinculados ao atingimento das metas previstas em contrato.

Vantagens em contratar uma OS

Contratar o Instituto de Gestão e Cidadania – IGC é estabelecer uma parceria para:

Modernização da gestão pública na saúde

 Administração MENOS burocrática, MAIS rápida e eficaz o processo de compra de insumos e contratação de serviços e pessoal, sempre observando os princípios da publicidade, da impessoalidade e da moralidade administrativa; 

Os equipamentos são adequados à legislação pertinente ficando prontos para enfrentarem qualquer fiscalização

Maior controle e transparência nos gastos públicos. Prestação de contas mensal dos recursos financeiros

Flexibilidade, agilidade e efetividade nos encaminhamentos das soluções e de respostas às demandas da sociedade

Expressivo ganho de agilidade e qualidade nas aquisições de bens e serviços, uma vez que o Instituto de Gestão e Cidadania – IGC obedece ao seu regulamento próprio de compras e contratos;

Qualificações constantes

Treinamento permanente das equipes: operacional, administrativa e assistencial. Aumento na qualidade dos serviços, atendendo melhor cidadão-usuário. 

Excelência na aplicação dos recursos públicos

Melhoria na eficiência dos serviços prestados. Implantação de comissões e protocolos de saúde. Ação pública com mais agilidade e maior alcance.

Responsabilidade Social

O Instituto de Gestão e Cidadania – IGC possui, desde 2019, uma clínica com atendimento próprio e gratuito ofertando serviços como: consultas médicas, de enfermagem, de farmácia, de fisioterapia, de psicologia, cardiologia e exame de eletrocardiograma.

 

Organograma (clique para ampliar)

 

Modelo de Gestão (clique para ampliar)

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