O Instituto de Gestão e Cidadania – IGC é uma Organização Social, nos termos que define a Lei Nº 9.637/98, de 15 de Maio de 1998, fundado em 22 de Dezembro de 2015, que tem como principal objetivo fazer gestão de serviços públicos com excelência, qualidade e transparência.
Fundado em 22 de Dezembro de 2015, o Instituto de Gestão e Cidadania é assim denominado por entender que a gestão de excelência aplicada aos serviços públicos é um dos meios mais eficazes de se promover e honrar a cidadania. Atuando no segmento dos serviços não exclusivos no qual o Estado atua simultaneamente com outras organizações públicas não-estatais e privadas na oferta de serviços que envolvem direitos humanos fundamentais, como no caso específico a saúde, o IGC tem plena noção da sua responsabilidade tanto perante a gestão pública quanto à sociedade.
No firme propósito de ser coerente com a gestão de excelência a qual nos propomos no âmbito das parcerias que firmamos, além da conformidade com a legislação e todos os protocolos que regem a área da saúde somos altamente criteriosos com a seleção, contratação e capacitação dos nossos colaboradores em todos os níveis. Por sermos uma entidade de direito privado podemos adotar normas próprias para compras e contratações cujas condições encontram-se no nosso Regulamento Próprio para Contratação de Bens e Serviços, que além dos colaboradores abrange também nossos fornecedores. Essa possibilidade de atuar conforme regras próprias nos confere flexibilidade e agilidade nos encaminhamentos das soluções e de respostas às demandas.
Atuamos na gestão de Hospitais, Unidades de Pronto-atendimento, Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial e em outras áreas como educação, cultura, meio-ambiente.
Missão, Visão & Valores
Missão
Alcançar resultados sociais relevantes por meio de uma gestão inovadora e eficiente.
Visão
Ser reconhecido pela inovação e geração de valor para sociedade.
Valores
Inovação, Eficiência, Resultado e Integridade
Modelo de Gestão
Em 2019 o IGC decidiu adotar o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ por entender que o mesmo é muito aderente aos seus valores e cuja arquitetura é capaz se dar suporte ao alcance de sua missão e visão. Além disso, em função de sua flexibilidade e simplicidade de linguagem, é útil, para avaliação, diagnóstico e orientação de qualquer tipo de empresa no setor público e privado, com ou sem finalidade de lucro, e de porte pequeno, médio ou grande.
O Modelo estimula o alinhamento, a integração, o compartilhamento e o direcionamento em toda a organização, para que atue com excelência na cadeia de valor e gere resultados a todas as partes interessadas. Além disso, ao adotar o MEG, os vários elementos da organização e as partes interessadas interagem de forma harmônica nas estratégias e resultados, estabelecendo uma orientação integrada e interdependente de gerenciamento.
De forma simplificada temos a Figura 2. A Mandala do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) simboliza a organização, que é um sistema vivo integrante de um ecossistema complexo, com o qual interage e do qual depende, adaptável ao ambiente e sugere uma visão sistêmica da gestão organizacional, alicerçado em 13 Fundamentos de Excelência (conceitos reconhecidos internacionalmente) e 8 Critérios de Excelência ( Liderança, Estratégia e planos, Clientes, Sociedade, Informações e conhecimento, Pessoas, Processos, Resultados).
Principais dúvidas
Entenda um pouco mais sobre o que fazemos.
O que é uma Organização Social (OS)?
É uma privatização da atividade de saúde?
Equipamentos de saúde que somos habilitados para gerir
É uma terceirização da atividade de saúde do município?
Como fica a situação dos funcionários?
Atuação diversificada
Existem outras experiências nesse modelo?
Objetivos
Informações adicionais
O que é um contrato de gestão?
Contrato de Gestão é o instrumento que estabelece a relação contratual entre o órgão público (contratante) e a OS (contratada), e nele estão previstos todos os serviços e resultados a serem alcançados pela contratada, com as metas quantitativas e qualitativas a serem alcançadas pela Contratada (OS): metas financeiras, assistenciais e qualidade dos serviços.
A Organização Social passa a ser responsável pelo abastecimento de medicamentos e insumos, pela manutenção dos equipamentos e infraestrutura, pelo fornecimento e treinamento da mão de obra para a execução das atividades. O Contrato de Gestão é acompanhado por uma Comissão Municipal de Avaliação, que fiscalizará a execução do mesmo. Os repasses financeiros para OS estão vinculados ao atingimento das metas previstas em contrato.
Vantagens em contratar uma OS
Contratar o Instituto de Gestão e Cidadania – IGC é estabelecer uma parceria para:
Modernização da gestão pública na saúde
Administração MENOS burocrática, MAIS rápida e eficaz o processo de compra de insumos e contratação de serviços e pessoal, sempre observando os princípios da publicidade, da impessoalidade e da moralidade administrativa;
Os equipamentos são adequados à legislação pertinente ficando prontos para enfrentarem qualquer fiscalização
Maior controle e transparência nos gastos públicos. Prestação de contas mensal dos recursos financeiros
Flexibilidade, agilidade e efetividade nos encaminhamentos das soluções e de respostas às demandas da sociedade
Expressivo ganho de agilidade e qualidade nas aquisições de bens e serviços, uma vez que o Instituto de Gestão e Cidadania – IGC obedece ao seu regulamento próprio de compras e contratos;
Qualificações constantes
Treinamento permanente das equipes: operacional, administrativa e assistencial. Aumento na qualidade dos serviços, atendendo melhor cidadão-usuário.
Excelência na aplicação dos recursos públicos
Melhoria na eficiência dos serviços prestados. Implantação de comissões e protocolos de saúde. Ação pública com mais agilidade e maior alcance.
Responsabilidade Social
O Instituto de Gestão e Cidadania – IGC possui, desde 2019, uma clínica com atendimento próprio e gratuito ofertando serviços como: consultas médicas, de enfermagem, de farmácia, de fisioterapia, de psicologia, cardiologia e exame de eletrocardiograma.